terça-feira, 21 de outubro de 2008

Assisti!



Ontem fui ao cinema, aproveitando a promoção do Cinemark (R$ 2,50 a meia, toda segunda-feira de outubro), pobre é uma desgraça!
Assisti 2 filmes duma vez. Curti!
E o mais legal foi que compreendi umas coisas interessantes que um professor meu (Éser, fotojornalismo) havia explicado semana passada.

Em Ensaio para Cegueira (filme de Fernando Meireles e com a também brasileira Alice Braga – que inclusive está gravando um filme em Campo Grande - MS), uma epidemia deixa as pessoas cegas. Elas são internadas num hospício e têm que conviver em comunidade. Muitas questões vem à tona com isso: como se organizar coletivamente, o poder, respeito, altruísmo e por aí vai. O filme é forte (faixa etária: 16 anos), e é aí que eu compreendo o que meu professor esses dias ensinou sobre sensacionalismo. O que é? São nossas questões mais básicas: morte e sexo. E nisso a violêcia, que está atrelada à morte. Todo ser humano está relacionado a isso (nascimento e falecimento) e por isso quando é mostrado (dependendo da forma), se torna estranho. O filme também tem uma característica marcante que é a forma como foi feita sua fotografia (jeito de filmar e usar luz), isso foi a outra coisa que aprendi em aula. É muito perceptível a luz sendo usada para transmitir uma mensagem, que no filme está relacionada ao ter ou não visão. O filme é baseado na obra de José Saramago, que depois de anos negando os direitos do livro, para ele "o cinema destrói a imaginação", chorou ao assistir a adaptação.

Depois encontrei minha família e assisti Busca Implacável, com Liam Neeson. O filme tem aqueles jeitões de ação: muito tiroteio, perseguição, pancadaria e mocinho não morre nunca. Mas o assunto tratado é bem real e já vale o filme. A filha de um ex-agente americano viaja para Paris (mesmo com o não consentimento do pai) e é raptada por uma rede de tráfico de prostituição de forma bem natural. O motivo de tudo isso? Desobediência aos pais, mentiras, jovens acima de tudo querendo curtir a vida – sem responsabilidade. Vale a pena assistir, de verdade.

Um trecho do que Liam Neeson diz ao sequestrador no telefone, quando sua filha é raptada:
"Não sei quem você é. Não sei o que você quer. Se for resgate, vou avisando, não tenho dinheiro. Só tenho a habilidade adquirida em uma longa carreira nas sombras. Habilidade que faz de mim um pesadelo para gente como você. Se soltar minha filha agora, tudo estará resolvido. Não irei atrás de você; sem procura nem perseguição. Se não soltar, vou atrás de você, e vou encontrá-lo. E vou matá-lo."

Abaixo algumas imagens do filme de Meireles mostrando como em determinadas situações nós valorizamos as coisas simples da vida.



Nenhum comentário: